Alunos e Educadores

Perfil do Aluno

Nossos alunos são sujeitos que sabem estudar, mas também sabem relacionar o que aprenderam com as questões da vida. Resolvem os seus conflitos e são estimulados a ser generosos uns com os outros. São instigados a desenvolver um olhar cuidadoso para a subjetividade humana e para apreciar o valor da vida. Apesar de trabalhar com o universo da intelectualidade cotidianamente, no Colégio Miró os estudantes também são confrontados com a construção de valores morais e éticos.

Para estimular os alunos a trilharem o caminho da autonomia e da formação enquanto sujeitos, os educadores do Colégio Miró valem-se de muitos anos de experiência com o trabalho de educação e das mais recentes pesquisas no campo da didática. No Colégio Miró, a aprendizagem é fruto de um trabalho coletivo, onde os conteúdos são organizados e reorganizados para provocar conflitos nos sujeitos aprendizes e estimulá-los a pensar e construir a aprendizagem percebendo, inclusive, que o conhecimento pode ser questionável. No Miró, cada sujeito é único e, portanto, deverá perceber seu espaço dentro da rotina da escola.

Como os profissionais do Colégio Miró não estão preocupados apenas com a aprendizagem objetiva e a memorização de informações, aqui os alunos são instigados diariamente a trabalhar questões que os ajudem na aprendizagem de conteúdos e na sua formação como sujeitos do mundo. Cada momento de convivência dentro do Colégio Miró é oportunidade de aprendizagens, acompanhadas pelos educadores que compõem a escola.

O grupo de alunos compõe-se de crianças e adolescentes cujas idades variam entre 2 e 15 anos. No Colégio Miró, o objetivo de pais e professores é que os estudantes se tornem adultos que não sejam indivíduos repetidores, mas que sejam ponderadores, que façam análises e saibam fazer críticas.

Entendemos que o resultado da boa formação de cada criança e jovem que chega à escola depende de diversas variáveis, mas destacamos uma que é observada por nós educadores do Colégio Miró e é igualmente apontada por pesquisas recentes no campo da sociologia da educação: a identidade de propósitos entre a escola e cada família na direção da formação de cada um dos alunos.

Desta forma, enfatizamos que o perfil ou o modo de ser de cada um dos nossos estudantes dependerá dos seus valores familiares, da sua circunstância de vida, entre outras tantas, mas será muito fortemente determinada pela escolha de uma escola que ofereça um ambiente apoiado pela família do aluno.

Perfil dos Professores

Dispostos a aprender diariamente, abertos a novas aprendizagens, pensam e refletem sobre suas práticas. Um profissional que tem uma postura investigativa: este é o perfil do professor que trabalha no Colégio Miró. A escola busca e trabalha com professores que incorporam à sua vivência boas situações de ensino, que possam se desdobrar em boas situações de aprendizagem.

O professor do Colégio Miró dispõe-se a articular várias situações que o ajudem no seu crescimento como professor. Precisa gostar de lugares e pessoas, de viajar, ir ao cinema, conversar e se interessar pelo ser humano. Interessando-se pelo universo infantil, proporciona situações diversas de aprendizado para as crianças, que não se encontram apenas em livros didáticos. O profissional do Colégio Miró ocupa bastante tempo da sua vida com o ofício de ensinar e com o aprendizado, que não está restrito apenas a um conteúdo programático. Educar sujeitos que devem estar abertos para aprender requer do professor que também seja aberto ao aprendizado constante. Aqui, esses profissionais têm suas tarefas comentadas todos os dias, seus planos de aula analisados rotineiramente como parte de sua formação profissional.

O Miró investe na formação acadêmica do professor, convidando-o a estudar não só o conteúdo que ele irá passar aos alunos, mas também, a didática para ajudá-lo a planejar a melhor forma de transmitir aquele conteúdo.

No seu dia a dia, os professores do Miró se ocupam dos alunos enquanto sujeitos, não há crianças e adolescentes que simplesmente passam por estes profissionais sem que cada professor procure conhecê-lo na sua individualidade. Há permanentemente um compromisso com o aprendizado de cada um.

Em geral, o professor do Colégio Miró procura manter uma relação aberta com a vida. Tentando não ter ideias prontas e a cabeça fechada. É um profissional sensível à trama da vida, olhando sempre para as possibilidades. Tudo isto sem perder a leveza. São pessoas dispostas a perceber a riqueza nos pequenos atos de uma criança ou de um adolescente.

Icone WhatsApp