Ed. Infantil

O Miró está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação, no que diz respeito à posição da educação infantil enquanto parte da educação básica, junto com o ensino fundamental e o ensino médio.

Nós entendemos que esse período já compreende a formação do sujeito na dimensão da integração, socialização e vivência com diferentes objetos de conhecimento. O ciclo da educação infantil é baseado nos campos de experiência listados na BNCC:

  • O eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Todos esses campos de experiência trazem diferentes propostas, atividades e desafios que são trabalhados de maneira integrada e têm o objetivo de estimular a criança a analisar, investigar e entender os objetos de conhecimento enquanto sujeito ativo da situação. É nesse momento da vida que as descobertas sobre o mundo à sua volta se iniciam, por isso todas as turmas de educação infantil têm espaços variados da escola à disposição para que cada aluno possa explorar e brincar da maneira mais educada.

Nós entendemos que o espaço físico tem grande importância no aprendizado, por isso ele não está nem pode ficar restrito às paredes da sala de aula. Durante o ano letivo, as crianças explorarão escorregadores, escaladores, a casinha da árvore e a areia dos parques do Miró, a fim de conhecerem melhor a condição sinestésica de cada elemento, exercitarem a interatividade, lidarem com o equilíbrio e com a percepção espacial. Dentro da sala de aula, elas poderão lidar com a descoberta de sons, sombras e luzes, por meio da exibição de clipes musicais, também explorando a arte e a cultura.

O Miró possui como referência o escopo teórico construtivista sociointeracionista. Acredita, portanto, que o sujeito precisa interagir com os objetos de conhecimento para existir o aprendizado. Dessa forma, eles não são vistos apenas como sujeitos receptores de informações, e sim como produtores de conhecimento, que interagem com esses objetos e têm perguntas e respostas sobre eles.

A transição para o ensino fundamental ocorre de maneira cuidadosa e gradual. No Miró, o currículo do primeiro ano está mais vinculado à lógica da educação infantil, mesmo que esteja oficialmente vinculado ao ensino fundamental 1. É uma forma de garantir que os aprendizados nessa idade sigam a lógica aplicada nos anos anteriores da criança, preparando-a melhor para a nova fase em sua vida.

Calendários Escolares

O Colégio Miró disponibiliza os calendários escolares de 2024 através de arquivos para download. Clique nos links para baixar.

Decoração Guaraná
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