Calendários Escolares
O Colégio Miró disponibiliza os calendários escolares de 2024 através de arquivos para download. Clique nos links para baixar.
O Miró está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação, no que diz respeito à posição da educação infantil enquanto parte da educação básica, junto com o ensino fundamental e o ensino médio.
Nós entendemos que esse período já compreende a formação do sujeito na dimensão da integração, socialização e vivência com diferentes objetos de conhecimento. O ciclo da educação infantil é baseado nos campos de experiência listados na BNCC:
Todos esses campos de experiência trazem diferentes propostas, atividades e desafios que são trabalhados de maneira integrada e têm o objetivo de estimular a criança a analisar, investigar e entender os objetos de conhecimento enquanto sujeito ativo da situação. É nesse momento da vida que as descobertas sobre o mundo à sua volta se iniciam, por isso todas as turmas de educação infantil têm espaços variados da escola à disposição para que cada aluno possa explorar e brincar da maneira mais educada.
Nós entendemos que o espaço físico tem grande importância no aprendizado, por isso ele não está nem pode ficar restrito às paredes da sala de aula. Durante o ano letivo, as crianças explorarão escorregadores, escaladores, a casinha da árvore e a areia dos parques do Miró, a fim de conhecerem melhor a condição sinestésica de cada elemento, exercitarem a interatividade, lidarem com o equilíbrio e com a percepção espacial. Dentro da sala de aula, elas poderão lidar com a descoberta de sons, sombras e luzes, por meio da exibição de clipes musicais, também explorando a arte e a cultura.
O Miró possui como referência o escopo teórico construtivista sociointeracionista. Acredita, portanto, que o sujeito precisa interagir com os objetos de conhecimento para existir o aprendizado. Dessa forma, eles não são vistos apenas como sujeitos receptores de informações, e sim como produtores de conhecimento, que interagem com esses objetos e têm perguntas e respostas sobre eles.
A transição para o ensino fundamental ocorre de maneira cuidadosa e gradual. No Miró, o currículo do primeiro ano está mais vinculado à lógica da educação infantil, mesmo que esteja oficialmente vinculado ao ensino fundamental 1. É uma forma de garantir que os aprendizados nessa idade sigam a lógica aplicada nos anos anteriores da criança, preparando-a melhor para a nova fase em sua vida.
O Colégio Miró disponibiliza os calendários escolares de 2024 através de arquivos para download. Clique nos links para baixar.
Você que faz parte da comunidade do Colégio Miró pode aproveitar descontos especiais.
Para crianças de 7 a 10 anos, marca o início da vivência dos estudos na vida do aluno.
Saiba MaisSegundo Piaget, no período de 2 a 7 anos se fortalece a linguagem e a comunicação.
Saiba Mais