

Fundamental 2

No Miró, o ensino fundamental – anos finais, ou ensino fundamental 2, assim como o ensino fundamental – anos iniciais, é desenvolvido pautado em oportunizar que os objetos de estudo do aluno façam sentido para ele, e que o aprendizado se desenvolva tratando o estudante como ator central da educação. Esse último ciclo antes do ensino médio atende pré-adolescentes e adolescentes de 11 a 15 anos.
Com currículo baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os alunos têm aulas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Espanhol, Educação Física e Artes, esta última dividida em Música (sexto e sétimo ano) e Teatro (oitavo e nono ano). Essa é uma fase de incentivo à multidisciplinaridade, com variados projetos envolvendo duas ou mais disciplinas.
Assim como nos outros ciclos, o aprendizado do ensino fundamental 2, no Miró, extrapola a sala de aula, com atividades de campo, palestras e experiências diferentes com profissionais de várias áreas. Essa é uma oportunidade de o aluno ampliar ainda mais o próprio conhecimento de mundo e perceber de que forma os conteúdos descobertos em sala de aula são aplicados na vida cotidiana. O aluno do Miró também é incentivado a aplicar seus conhecimentos nas feiras e mostras promovidas pelo colégio, nas quais as turmas têm a oportunidade de interagir entre si e, principalmente, com a comunidade de pais e familiares.
Para isso, espaços como o auditório e a sala maker se tornam importantes locais de aprendizado e abrem espaço para cada adolescente trabalhar a escuta, a cooperação e o relacionamento com os demais colegas, além de desenvolver habilidades e conhecimentos sobre robótica, arte, cultura e outros campos. O estudante do Miró constrói sua bagagem para a reta final de sua vida escolar, a fim de encarar os desafios que o esperam no ensino médio e, posteriormente, no Enem e demais vestibulares.
O Colégio Miró disponibiliza os calendários escolares de 2025 através de arquivos para download. Clique nos links para baixar.
Voltado para as crianças de 1 ano e meio até 5 anos, focado na integração e vivência.
Para crianças de 7 a 10 anos, marca o início da vivência dos estudos na vida do aluno.
Segundo Piaget, no período de 2 a 7 anos se fortalece a linguagem e a comunicação.